EXECUÇÕES SUMÁRIAS

Um policial militar mata a tiros um interno em semi-liberdade dentro da FEBEM (UAI - Unidade de Atendimento Inicial), do Brás

Voltar
 

 Data: 16 de junho de 2004
Local: FEBEM,
Unidade de Atendimento Inicial (UAI) do Brás
Vítima:
Gilson Andrade, de 17 anos
Agente do Estado
: um policial militar

Relato do caso: O adolescente de 17 anos Gilson Andrade havia saído pela manhã da Unidade de Semi-liberdade de Progressão da UAI (Unidade de Atendimento Inicial) da FEBEM, no Brás, para uma entrevista de emprego. Os dois policiais que atenderam o caso, um deles o autor dos tiros que mataram Gilson, declararam que ele não compareceu à entrevista de emprego. Declararam ainda que ele teria sido preso em virtude de um assalto: ele e mais um rapaz teriam sido detidos às 13hs30, depois de roubar uma corrente de ouro de uma mulher, na região de Santa Cecília, Centro de São Paulo, ocorrência registrada no 77º Distrito Policial (Santa Cecília). Os dois policiais militares deixaram a delegacia por volta das 20hs e levaram o adolescente de volta para a UAI.

Segundo a versão dos dois policiais, dentro da sala de internação Gilson teria retirado o revólver da cintura de um deles, um sargento, e teria chegado a colocar o cano da arma na cabeça dele. Então o outro policial atirou. Sempre segundo essa versão da polícia, Gilson chegou a apertar o gatilho, porém, estranhamente, tendo o cano da arma apontado para a cabeça do sargento, não conseguiu atingi-lo, tendo o único tiro acertado o teto da sala de internação da UAI. O soldado da polícia militar que atirou, entretanto, acertou quatro tiros em Gilson, matando-o nessa sala da UAI da FEBEM.

Situação da investigação: O policial militar que atirou alegou legítima defesa. Não se tem notícia de nenhum inquérito para averiguar a veracidade das declarações dos dois policiais militares envolvidos no crime. A FEBEM sequer forneceu os nomes dos dois.

Fontes: Folha online - http://www.folha.uol.com.br/- 16/06/2004; Folha de S. Paulo, 17/06/2004; Diário de S. Paulo, 17/06/2004