"Eles nos tratam como animais e querem que nos comportemos como seres humanos quando sairmos", foi o que ouviu Nigel Rodley, Relator Especial da ONU para Tortura, em visita ao Brasil em 2000

O que é

Tortura

Voltar

Família acusa a polícia de torturar e matar preso que apareceu enforcado no 40º DP (Vila Santa Maria – zona norte de São Paulo)
6 de outubro de 2005 - Leia mais

Moça que tenta roubar xampú é torturada dentro de carceragem sob responsabilidade da Secretaria de Segurança Pública e perde o olho direito
30 de junho de 2004 (dia aproximado em que a vítima foi presa) - Leia mais

Casal é torturado em sua própria casa, na Vila Arriete (zona sul de São Paulo) e depois o marido é assassinado dentro do 99º Distrito Policial, de Campo Grande (zona sul de São Paulo)
24  e 26 de fevereiro de 2004 - Leia mais

Cinco jovens são torturados para confessar o roubo inexistente de um carro, em São Bernardo, Grande São Paulo
18 de fevereiro de 2004 -
Leia mais

Rapaz tem a casa invadida duas vezes, em Sapopemba (zona leste de São Paulo), é torturado dentro dela, seu irmão e amigos também apanham e sua irmã, grávida, é ameaçada com a morte de seu bebê na barriga
26 de maio e 17 de junho de 2003 - Leia mais

Um casal e mais um rapaz são humilhados e torturados para confessar participação em seqüestro por policiais civis do DAS-DEIC e do 70º DP em Sapopemba (zona leste de São Paulo)
24 de abril de 2003 - Leia mais

Morte por tortura (“queima de arquivo”?) de Fernando Dutra Pinto no CDP Chácara Belém 11 (zona leste de São Paulo)
2 de janeiro de 2002 - Leia mais

Absolvidos policiais civis e um particular poderoso de Tatuí (Estado de São Paulo) que se uniram para seqüestrar e torturar adolescente, simulando uma ação policial e visando uma confissão sobre objeto de seus interesses privados
12 de julho de 1997 - Leia mais

 

 TORTURA

- Só se considera tortura o ato que provoca a dor violenta ou sofrimento físico ou mental “quando tal dor ou sofrimento é imposto por um funcionário público ou por outra pessoa atuando no exercício de funções públicas, ou ainda por instigação dele ou com o seu consentimento ou aquiescência” (RESOLUÇÃO 39/46, DA ASSEMBLEIA GERAL DAS NAÇÕES UNIDAS, DE 10 DE DEZEMBRO DE 1984 - Convenção contra a tortura e outros tratamentos ou penas cruéis, desumanos ou degradantes). QUEM TORTURA É O ESTADO E SEUS AGENTES.

- A tortura é um crime difícil de ser testemunhado e comprovado, pois as vítimas, quando sobrevivem, sentem-se atemorizadas para denunciar e são, via de regra, ameaçadas de serem torturadas outra vez. As testemunhas da tortura em outra pessoa também são ameaçadas pelos agentes do Estado.

- A tortura é tolerada por uma grande parte da população brasileira que não vê nisso um crime contra a democracia e a cidadania. Em alguns casos grotescos a tortura é até incentivada. Fala-se de uma cultura tradicional brasileira que admite, sem pudor, a tortura dos setores populares que saem da ordem.